sexta-feira, 26 de abril de 2013

FANTÁSTICO - pontos




Esse post será destinado para explicar algumas coisas e também acrescentar o que julgo necessário!!!


Bom, primeiramente eu gravei mto mais material, tinha uma gama enorme de perguntas que foram feitas pelo próprio Dr. Dráuzio e N coisas e ítens que citamos, isso além dos vídeos que eu mesma gravei com a câmera que a produção me disponibilizou durante uma semana.

Eu pedi para a produção esses vídeos que eu me auto-gravei pois creio que tem material lá muito relevante para postar e dizer. A moça disse que pediria para o diretor da produção, mas que ela acha que não terá nenhum problema. Daí eles me enviarão depois que o quadro terminar totalmente no Fantástico e se de fato eles chegarem em minhas mãos disponibilizo a vocês...

Bom, o fato é que eu disse que a anorexia vai mto além de ter um corpo magrelo e caquético e que eu ja vi (porque d fato ja vi mesmo) principalmente nos grupo algumas meninas ao verem alguma reportagem d alguma menina anoréxica falar "Ah mas ela nem é tããão magra assim"... Então quando você é considerada anoréxica, a sociedade espera que você seja só pele e osso, o que aumenta ainda mais a vontade da pessoa com o transtorno em emagrecer. E que os sintomas podem ir mto além do corpo, pois ter o corpo esquelético digamos que é dpois que a doença já está totalmente instalada, no início são as neuras, dietas, manias e comportamentos que dizem a tendência da pessoa em já estar desenvolvendo um quadro d anorexia.





Não concordo que a pessoa tenha que ter IMC 17 pra ser anoréxica, porque isso vai depender de toda estrutura corporal, quantidade de massa magra (músculos), massa gorda (gordura), além do peso das víceras e dos ossos... portanto pra mim o peso não deveria ser primordial para situar e nomenclaturar pacientes anoréxicos, mas sim a porcentagem de gordura corporal. Visto que o normal nas mulheres é de 20 a 25 % ....e nos homens de 15 a 20% , porém os homens devido a fisiologia conseguem se manter vivos e clinicamente saudáveis com níveis bem menores, já as mulheres com menos de 17% podem parar d menstruar (ou não,isso tbm não é padrão; anorexica ter amenorreia, algumas continuam menstruando mesmo estando super caqueticas... e outras perdem algum peso e mesmo nao estando tao debilitadas já apresentam a interrupção da menstruação) , já começam a apresentar níveis hormonais diferentes do padrão esperado e já começam a apresentar sintomas clínicos que com o tempo podem intensificar a gravidade do quadro, podendo levar a guria até mesmo a infertilidade. Portanto, se uma pessoa do sexo feminino tem uma grande massa muscular (o que pesa, claro), mas tem pouquíssima gordura corporal, ainda que seu peso não chegue a apresentar um imc baixíssimo, mas se ela tem comportamentos alimentares, sociais e psicologicos anorexicos, ela pode ser considerada sim uma pessoa com anorexia nervosa e deve realizar o tratamento para tal!



Outro ponto que eu gostaria que tivessem dado mais ênfase (mas pra isso seria necessário ter um tempo maior disponível para exibição do quadro), é quão difícil e exaustivo é o tratamento... As pessoas ainda dizem "Ah, se ela/ele quisesse mesmo ja estaria curada"... Fácil falar quando você nao passa por isso. É mto difícil o tratamento em si, porque nele você tem que lidar com o seu maior medo que vai muito além também do ato de comer. É claro que tudo reflete na alimentação e nas atitudes relacionadas a comida; mas o medo de ser mulher, de ser desejada, de crescer e ser mulher é infinitamente maior que a segurança oferecida nos consultórios d psicologia.

O processo de tratamento é demorado, porque não existe uma pecinha que você gira e se ve linda, passar a ter segurança e tal. Além de existir a distorção da Imagem Corporal na qual os especialistas dizem que nos vemos bem maiores que d fato somos, tem o fato também da mulher ser atualmente vista como um objeto de satisfação masculina sexual, medo de ser "chamada" por termos totalmente pejorativos "gostosa", "delícia", como se você passasse a ser um pedaço de carne ao invés de uma pessoa!!!

Não vou dizer que é fácil, mas é possivel comer o cardápio durante um dia, uma semana e duas semanas... mas dpois quando você vai ganhando peso e alguem meche contigo na rua, você se olha no espelho e ve uma jamanta, se toca e sente gordura nojenta saltando pra fora das suas roupas (independente se tudo isso é real ou da mente; mas você vê) e se sente nojenta, suja, feia e triste. Chora ao ver sua imagem, nao quer ser vista por vergonha do seu corpo que está se tornando ainda mais repulsivo e nas noites de angústias e lágrimas você está sozinha, ninguém vai carregar o corpo ou secar suas lágrimas; ninguém entende a dor que é se odiar a todo instante!


................................................................................................................................................................

É muito dificil o processo de tratamento como eu disse, mas acredito que umas podem até se curar (a minoria), outras acabam morrendo devido ao processo de inanição.

A grande maioria porém, continua com o problema alimentar, talvez de forma menos debilitada, talvez já com o peso mínimo saudável (o que segundo a exibição nao seria mais anorexia), mas se a pessoa se alimenta porém dói comer, dói seguir esses parâmetros de tratamento e por ela mesma ela restringiria tuuudo e mais um pouco, ainda que seu peso não seja hiper mega baixo, ela continua apresentando anorexia. Aí que existem as falhas no tratamento contra essa doença. Eles acham que basta vocÊ chegar no peso ideal saudável que você não é mais considerada doente, quando por ser uma doença psíquica, a anorexia ainda está instalada na mente da pessoa. Por isso a reincidência nos casos de internação e recaídas são tão frequentes.

O ideal seria assim que a pessoa apresenta os primeiros sinais que fogem do padrão normal de comportamento, já ligar um alerta... mas infelizmente nossa sociedade funciona a base do choque... Garanto que se eu disponibilizasse mais fotos com ossos lá teriam muito mais repercussão a matéria devido ao choque pelo sensasionalismo... nossa sociedade só liga qdo vc tá osso. Se vc está magra normal e fala que tem anorexia, é capaz q riem na frente da sua cara... Por isso, mesmo, não disponibilizei mts imagens que chocariam, a intenção tem que ser saúde pública, como um alerta; uma conscientização da segurança pública e até dos próprios pais, que muitas vezes dentro da própria casa acabam hostilizando o comportamento dos seus filhos, por estarem acima do peso, expondo-os ao ridículo.



Conheço gente que ainda diz "Eu sofri isso também e nao desenvolvi nada". Puro egoísmo pensar assim e agir da mesma maneira, pois se voce nao desenvolveu nenhum transtorno, "PARABENS" mas pense que nem todas pessoas reagem da mesma forma ao mesmo estímulo e algo que a você foi tranquilo, para a pessoa pode ser uma chavinha que ligada pode trazer sérias consequencias psiquicas, sociais e pra vida dessa pessoa. PENSE mais antes de falar o que lhe vem a cabeça. SEJA mais humano!

................................................................................................................................................................

Desde pequena eu aprendi que era belo ser magra, que ser gordo era sinônimo de ser excluído... Que ser magra era sinônimo das pessoas gostarem de você.

Desde pequena me rotularam como a prima gorda, então mesmo que eu emagreça e seja "a mais leve" eu sempre quando me reuno com todas, eu continuo  a gorda, isso nunca muda!!!









................................................................................................................................................................

O fato é que eu aprendi após tudo isso que é mais fácil mascarar o problema, fingir que já estou curada para as pessoas e levar minha vida da maneira menos doentia possível

Nenhum comentário:

Postar um comentário